Habilitação em Composição/Ênfase em Trilha Musical
Perfil do Curso
Forma profissional com conhecimentos musicais em composição, contraponto, orquestração, regência e recursos tecnológicos aplicados à composição musical e sincronismo da música com mídias visuais e novas mídias. O curso oferece o desenvolvimento de sensibilidade para interpretação de efeitos dramáticos da música, compreensão estética e crítica para pesquisar, reconhecer e analisar a composição de trilhas musicais em obras audiovisuais. Estará capacitado a avaliar tanto aspectos práticos como teóricos da atividade musical, com amplas possibilidades de criação e pesquisa nas áreas de interseção entre música, arte e tecnologias. Desenvolverá atividades em equipe com profissionais da área de comunicação, performance e técnicos em produção musical.
Ao fim do curso o aluno deverá apresentar uma trilha musical para um filme de curta metragem totalmente produzido e sincronizado, bem como um portfólio de composições em estilos variados.
Poderá atuar como compositor, orquestrador, diretor musical, editor de trilha musical e aprofundar seus estudos em nível de pós-graduação.
Informações: (27) 4009 2564
O curso pode ser concluído em 4 anos 8 semesttres
Estrutura Curricular
Bacharelado em Musica / Habilitação em Composição
Ênfase em Trilha Musical
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Sub Áreas
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Disciplinas
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1
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Ciclo Básico
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Treinamento Auditivo I
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Rítmica I
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Linguagem Musical I,II
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Instrumento I,II
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Filosofia da Arte
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Metodologia de Pesquisa
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Projeto Final de Graduação I,II
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2
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Teoria e Prática da Musica Popular
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Harmonia e Estruturação Musical I,II,III
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Arranjo I
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3
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Estudos Tradicionais em Composição Musical
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Introdução à Composição Musical
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Polifonia I,II
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Técnicas de Composição Tonal I,II
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Composição Pós-Tonal
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Orquestração e Instrumentação I, II
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Análise Musical I
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4
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Estudos Livres em Composição
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Laboratório de Estilos Musicais I,II,III
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5
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Estudos em Tecnologia aplicada à Musica
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Musica e Tecnologia I,II,III
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6
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Musicologia e História da Musica
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História da Musica I,II,III,IV
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Musica e Cultura
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Musica e Critica Historiográfica
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7
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Trilhas Musicais
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Introdução à Trilhas Musicais
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Análise de Trilha Musical
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Musica e Poéticas Audiovisuais
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História do Audiovisual
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Trilha Musical I, II
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Matriz Curricular Bacharelado em Música
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1º P
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2ºP
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3º P
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4º P
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5º P
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6º P
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7º P
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8º P
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Hist Musica I
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Hist Musica II
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Hist Musica III
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Hist Musica IV
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Análise Musical I
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OPT
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Filosofia da Arte
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OPT
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Linguagem Musical I
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Linguagem Musical II
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Polifonia I
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Polifonia II
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Orquestração e Instrumentação I
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Orquestração e Instrumentação II
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TCC I
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TCC II
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Música e Tecnologia I
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Arranjo I
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Música e Cultura
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Música e Tecnologia II
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Música e Tecnologia III
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OPT
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Instrumento I
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Instrumento II
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Lab. Estilos Musicais
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Lab. Estilos Musicais
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Lab. Estilos Musicais
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OPT
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Rítmica I
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Harmonia e Estruturação Musical I
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Harmonia e Estruturação Musical II
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Harmonia e Estruturação Musical III
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Música e Poéticas Audiovisuais
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Metodologia de Pesquisa
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Treinamento Auditivo I
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Intr. Composição Muiscal
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Instr. Trilha Musical
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História do Áudio Visual I
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Análise de Trilha Musical
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Trilha Musical I
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Trilha Musical II
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Composição Tonal I
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Composição Tonal II
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Composição Pós -Tonal
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Graduação em Bacharelado em Música
Habilitação em Composição
Ênfase em Trilha Musical
Duração: 4 anos
Período: Noturno
Vestibular: 1ªfase: Enem;
2º fase: Português e Literatura, História
Prova específica de Música
1. Apresentação
A graduação em bacharelado em música da Universidade Federal do Espírito Santo apresenta uma concepção pedagógica elaborada a partir das características sócio-culturais e econômicas do Brasil e do Espírito Santo; das tendências internacionais no campo da composição musical para trilha musical dentro do cenário sócio-econômico, cultural e profissional que se delineia para as próximas décadas; e da opção por uma abordagem centrada no sujeito, e não em delimitações estéticas e ideológicas apriorísticas.
Tem como objetivo a formação de profissionais músicos, compositores efetivamente requisitados pelo mundo atual nos seus aspectos sociais, culturais, educacionais e econômicos, vale dizer um profissional com capacidade de rápida adaptação a diferentes contextos de trabalho, o que no caso específico da música exige, como requisitos mínimos, conhecimentos tanto da tradição musical erudita quanto da chamada música popular e o domínio das novas tecnologias de criação e produção musical, bem como a ação-reflexão-ação sobre os processos de composição musical para produções audiovisuais e uso da tecnologia aplicada em suas mais variadas formas e manifestações culturais.
No entrecruzamento da atividade de criação reflexiva e crítica com a compreensão do funcionamento dos variados formatos e suportes audiovisuais, poderemos formar o profissional bacharel em música compositor de trilha musical apto a desenvolver plenamente o espírito inovador, político e participativo na dinâmica cultural da produção musical que hoje se oferece interferindo ativamenta na construção do conhecimento artístico e interpretação da música.
2. Objetivos
1. Habilitar profissionais aptos a atuar de forma articulada nas atividades de produção
audiovisual, em empresas, agências, institutos, projetos, bem como, nos campos instituídos e emergentes;
2. Viabilizar a pesquisa científica em música visando a criação, compreensão e difusão da cultura musical e seu desenvolvimento e o uso das tecnologias musicais;
3. Possibilitar a formação do profissional competente no sentido da capacitação artística,
científica e política, envolvendo o domínio dos conteúdos das metodologias, das técnicas, das habilidades específicas, mediante uma intervenção crítica e participativa na própria realidade;
4. Habilitar o profissional a interagir com a sua comunidade local com vistas a transformação de qualidade de vida na perspectiva dos princípios que regem a Universidade, ou seja, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão;
5. Promover a construção e produção do conhecimento musical numa perspectiva dialógica entre as artes e as tecnologias audiovisuais.
3. Perfil do Profissional
1. Identificar e aplicar, articuladamente, os componentes básicos da linguagem sonora;
2. Integrar estudos e pesquisas na Composição Musical e Interpretação Artística;
3. Caracterizar, escolher e manipular os elementos materiais (sons, gestos, texturas) e os
elementos ideais (base formal, cognitiva) presentes na obra musical;
4. Trazer para a prática musical o conteúdo das transformações e rupturas históricas e conceituais ocorridas na arte;
5. Construir e adequar processos, formas, técnicas, materiais e valores estéticos na concepção, interpretação artística, a partir de uma visão crítica da realidade;
6. Utilizar crítica e adequadamente métodos, técnicas e tecnologias específicas à criação musical;
7. Conceber, organizar e interpretar roteiros e instruções para a realização de projetos artísticos.
8. Analisar e aplicar práticas e teorias de produção das diversas culturas artísticas, suas
interconexões e seus contextos socioculturais;
9. Analisar e aplicar combinações e re-elaborações imaginativas, a partir da experiência sensível da vida cotidiana e do conhecimento sobre a natureza, a cultura, a história e seus contextos;
10. Aproveitar a experiência sensível em relação ao mundo circundante natural e cultural para a construção de trilha musical;
11. Ser consciente e crítico de seu papel social e político, capaz de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades artísticas e culturais, como também, interagir nas novas redes de informação, com a fundamentação teórica refletida na sua prática musical;
12. Adotar uma postura investigatória, reflexiva e criativa diante de suas atividades, capaz de produzir conhecimento;
13. Estar preparado para a atividade musical, com possibilidades de atuar num campo de trabalho com características múltiplas.